Wikia

Narutopedia

Genjutsu

Comentários0
1 230 pages em
Este wiki
Tsukuyomi.png

Um exemplo de genjutsu usado.

Genjutsu (幻術; Literalmente significa "Técnicas Ilusórias") são técnicas que são empregadas do mesmo modo que o ninjutsu, requerendo chakra e selos de mão. Porém, a diferença primária entre ambos é que os efeitos do genjutsu são ilusórios; ao invés de atacar o corpo da vítima, como taijutsu ou ninjutsu, técnicas de genjutsu manipulam o fluxo do chakra no cérebro da vítima, conseqüentemente causando uma perturbação nos sentidos. De acordo com o Segundo Mizukage, genjutsu entra adequadamente na categoria geral do Inton.[1]

Essas técnicas são usadas freqüentemente para criar imagens falsas ou causar dor de um trauma (porque o corpo é induzido a acreditar que isso é dor); porém, existem vários outros usos dependendo da situação. Elas não são usadas com tanta freqüência como o ninjutsu por não ferirem fisicamente o oponente, mas várias personagens fizeram delas mesmas muito conhecidas por sua grande proeza com genjutsu, como Itachi Uchiha, Kurenai Yūhi e Tayuya. Genjutsu também pode ser usado para manipular os outros, parecido com lavagem cerebral ao alimentar a vítima com sugestões elusivas, o exemplo principal sendo Tobi controlando Yagura. Porém, existe pelo menos um genjutsu, Izanagi, que tem os efeitos opostos de um genjutsu normal, mudando a realidade para ilusão e vice-versa. Genjutsu também pode ser utilizado para outros fins suplementares, tais como interrogar um indivíduo ao quebrar sua vontade.

Genjutsu é criado quando um shinobi estende seu fluxo do chakra pelo sistema nervoso cerebral de seu oponente para controlar sua mente, assim afetando seus cinco sentidos. Aqueles com habilidades especiais como o Sharingan do clã Uchiha ou com inteligência alta possuem uma facilidade maior no tempo de execução e combate ao genjutsu, sendo a atenção a chave para isso. Aqueles sob influência do genjutsu aparecerão ou inconsciente ou ainda se movendo sob a pretensão do genjutsu, sendo que isso é muito eficiente na batalha já que o usuário do genjutsu pode fazer parecer que ele está em outro lugar e atacar a vítima por trás, ou mudar o ambiente para fazer a vítima ver uma planície onde há um precipício.

Geralmente ataques de genjutsu requerem muita habilidade, já que, se feito incorretamente, não funcionará; até mesmo Jiraiya teve problemas em realizar tais técnicas.[2] Genjutsu é freqüentemente mais usado por ninjas com um controle preciso de chakra e uma inteligência muito alta, os mais notáveis sendo Itachi e Kurenai.[3]

Devido ao genjutsu afetar a atividade por toda a estrutura prosencéfala do cérebro, humanos, cachorros e outras espécies de mamíferos (e também todos os vertebrados) são portanto todas afetados por genjutsu; porém, os kikaichū, como todos os insetos, não possuem tal estrutura em seus cérebros, e assim não percebem a ilusão: assim como dito por Shino Aburame, insetos são guiados quase que unicamente pelos cinco poderosos sentidos, o que os torna imunes a genjutsu e dá ao clã Aburame uma habilidade de detectá-lo quando ninguém consegue.[4]

Shikamaru Nara afirma que entre os genjutsu os mais perigosos são aquelas que afetam o oponente pelo som, permitindo que o usuário fique fora de vista. Tayuya é um grande exemplo desse tipo de combate a longa distância e baseado em som.[5]

Combatendo Genjutsu Editar

Para combater os efeitos do genjutsu, há várias opções:

  • Parar o fluxo de chakra de seus corpos, e então aplicar um poder mais forte para interromper o fluxo de chakra do oponente; isso se chama Dissipação de Genjutsu (幻術解, Genjutsu Kai). Isso também pode ser feito por um ninja não afetado ao aplicar uma onde repentina de chakra na pessoa afetada.[6] Além disso, as bijū podem quebrar o genjutsu em seus jinchūriki de um modo parecido se eles possuem uma cooperação boa o bastante, como visto no caso de Killer B.[7][8]
  • Causar dor intensa sem ser do genjutsu e utilizar a dor resultante para reordenar os sentidos (das duas primeiras opções, essa parece ser a mais eficiente em muitas situações, ou pelo menos a mais fácil).[9]
  • Essa opção, acessível apenas para os possuidores do Sharingan, envolve quebrar ou ver por trás do genjutsu utilizando o Sharingan. Quebrar o Tsukuyomi é possível com um Sharingan normal, mas requer muita habilidade.[10]
  • Os usuários do Sharingan também pode usar o seu dōjutsu para libertar outras pessoas de um genjutsu. Através de contato com os olhos, eles são capazes de literalmente inserir-se livremente no genjutsu do outro permitindo-lhes quebrar qualquer genjutsu que esteja aprisionando seu companheiro.[11]
  • Pessoas normais podem às vezes treinar seus olhos (sem o Sharingan) para quebrar genjutsu por meio de métodos desconhecidos, como Deidara.[12]
  • Pode-se prevenir que a pessoa lance genjutsu usando técnicas de obstrução como o Kirigakure no jutsu, assim impedindo que alguém fique preso num genjutsu ocular assim como Zabuza fez contra Kakashi.[13]
  • No anime foi mostrado que o cheiro forte das bombas de pimenta malagueta podem combater genjutsu.[14]

Embora existam esses métodos, algumas formas de genjutsu como o Tsukuyomi de Itachi e o Magen: Gama Rinshō de Shima e Fukasaku não podem ser quebradas facilmente, ou devido a seu efeito quase instantâneo como no primeiro ou a habilidade de deixar o alvo inconsciente e paralisado ao mesmo tempo como no segundo. Além disso, a pessoa deve perceber que está sob os efeitos do genjutsu antes de tentar quebrá-lo. Isso pode ser efeito ao observar mudanças no próprio chakra como a habilidade de Karin de sentir chakra.[15]

Referências Editar

  2. Naruto ccapítulo 378, página 6
  3. Segundo Databook, página 163
  4. Naruto episódio 206
  5. Naruto capítulo 214, páginas 13-14
  6. Naruto capítulo 259, páginas 8-10
  9. Naruto capítulo 345, páginas 8-9
  14. Naruto: Shippūden episódio 187

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória