Wikia

Narutopedia

Kurama

Comentários0
1 190 pages em
Este wiki
Por favor note que este é o artigo da Narutopedia sobre o personagem. Se você está procurando o capítulo nomeado a partir deste personagem você deve ir para Kurama!!. Para outros usos, veja Kurama (desambiguação)

Kurama[1][2][3]

Kurama e Naruto no mangá.jpg

Kurama no Anime.png

(九喇嘛, Kurama)
Nove-Caudas (九尾, Kyūbi)
Raposa Demônio de Nove-Caudas (九尾の妖狐, Kyūbi no Yōko)
Raposa Monstro (化け狐 バケ狐, Bakegitsune)

Estréia
Mangá Capítulo #1
Anime Naruto Episódio #1
Filme Naruto o Filme: Confronto Ninja no País da Neve
Video Game Naruto: Clash of Ninja
OVA Naruto Shippūden: UNSG anime cutscenes
Vozes
Japonês Tesshō Genda
Português Wellington Lima
Informações Pessoais
Espécie Kitsune
Estado Vivo
Jinchūriki Mito Uzumaki (Formas)
Kushina Uzumaki (Formas)
Minato Namikaze (Metade Yin) (Formas)
Naruto Uzumaki (Metade Yang) (Formas)
Menma (filme) (Formas)(Apenas no Filme)
Classificação Besta com Cauda
Afiliação Símbolo Konohagakure.svg Konohagakure
Traços Únicos

Detecta emoções negativas

Tipo de Natureza

Símbolo Katon.svg Liberação de Fogo (Apenas no Anime)
Símbolo Futon.svg Liberação de Vento (Apenas no Anime)

Jutsu

Técnica de Transferência de Chakra (Apenas no Mangá)
Bolas da Besta com Cauda Contínuas
Respiração de Fogo
Sensoriamento de Emoções Negativas
Raio do Nove-Caudas (Apenas no Anime)
Giro do Nove-Caudas (Apenas no Anime)
Bola da Besta com Cauda
Braços de Chakra da Besta com Cauda
Onda de Choque da Besta com Cauda
Telepatia da Besta com Cauda

Kurama (九喇嘛, Kurama), mais comumente conhecido como o Nove-Caudas (九尾, Kyūbi; TV Brasileira "Raposa de Nove Caudas"), é uma besta com cauda que foi selado pela primeira vez em Mito Uzumaki após a batalha no Vale do Fim, em seguida, em Kushina Uzumaki após a morte da Mito. Durante seu ataque em Konoha, Minato Namikaze sacrificou sua vida, dividindo o chakra da raposa em dois: selando a metade Yang dentro de seu filho e selando a metade Yin dentro de si mesmo.[4][5]

História

As bestas com cauda jovens com o Sábio dos Seis Caminhos.

Kurama primeiramente veio a existir nos últimos dias do Sábio dos Seis Caminhos, que usou sua habilidade Criação de Todas as Coisas para separar o chakra do Dez-Caudas de seu corpo e dividi-lo em nove construções separadas que viriam a ser conhecidas como bestas com cauda, a fim de garantir que ele nunca iria ressurgir após sua morte.[6][7] Algum tempo depois de ser criado, o Sábio sentou-se com todos as jovens bestas com cauda e lhes disse que eles estariam sempre juntos, mesmo quando separados, e que um dia eles se tornariam uma entidade novamente com diferentes nomes e formas que eles fizeram. Então, quando chegou a hora, eles saberiam o que é o verdadeiro poder.[8] Ao longo dos séculos, Kurama ganhou uma reputação como um antigo desastre natural, aparecendo de repente do nada para atacar áreas que foram terreno fértil para os aspectos mais sombrios da natureza humana.[9][10]

Kurama engole Kinkaku e Ginkaku.

Em um ponto durante o tempo de formação das vilas shinobi, os Irmãos Ouro e Prata de Kumogakure foram designados para capturar Kurama, mas foram engolidos pela raposa. No entanto, os dois irmãos conseguiram sobreviver e ganhar um pouco de seu poder ao comer a carne de seu estômago por duas semanas, forçando Kurama a regurgitar eles.[11][12][13]

A batalha entre Madara e Hashirama, com Kurama sob o controle de Madara.

Após esse acontecimento, Madara Uchiha desertou de Konoha e usou seu Sharingan para controlar e usar Kurama para ajudá-lo a lutar contra Hashirama Senju, o Primeiro Hokage, a fim de executar sua vingança. Durante sua batalha, Madara combinou o seu Susanoo com Kurama, aumentando as capacidades ofensivas e defensivas do último.[14] No entanto, Hashirama foi capaz de remover Kurama do Susanoo e libertou a besta com cauda do controle de Madara, subjugando-o no processo.[15] Algum tempo depois da batalha, Hashirama considerou Kurama perigoso demais para ser permitido a caminhar livre e Mito Uzumaki selou a raposa dentro de si mesma, tornando-se seu primeiro jinchūriki.[16][17]

Durante o período de tempo que incluiu as duas primeiras Guerras Mundiais Ninja, Mito manteve Kurama sob controle, exceto por uma ocasião em que o selo tinha enfraquecido, quando ela estava passando pelo parto.[18] Perto do fim de sua vida, Mito passou este estado e responsabilidade para outro membro de seu clã, Kushina Uzumaki, que mais tarde tornou-se a esposa de Minato Namikaze, o Quarto Hokage. Embora Kushina estivesse apavorada com a responsabilidade de conter Kurama, Mito garantiu a sua sucessora que o ódio da raposa era impotente contra seu amor.[19]

Kurama selado dentro de Kushina.

Doze anos antes do início da série, após o fim da Terceira Guerra Mundial Ninja, o Terceiro Hokage e sua esposa fizeram preparativos para garantir que Kurama permaneceria selado dentro de Kushina, quando ela desse a luz a Naruto. No entanto, apesar de manter seu parto em segredo, um homem mascarado descobriu a localização de Kushina, matando suas escoltas e conseguindo quebrar o selo, tomando o controle de Kurama.[20] Uma vez que Kushina sobreviveu a extração, Obito tentou fazer com que Kurama matasse-a antes que Minato levasse ela e seu filho em segurança. Logo depois, o homem mascarado invocou Kurama em Konoha e ordenou-lhe para destruir a vila.[21]

Kurama ataca Konoha.

Enquanto Kurama estava enfurecido na vila e dizimando as forças shinobi que tentaram repeli-lo, Minato conseguiu colocar um Selo de Contrato no homem mascarado durante sua luta para libertar a raposa do controle do homem mascarado. Apesar disso, Kurama ainda abrigava um ódio profundo por Konoha por vê-lo como nada além de uma besta irracional e por ter selado-o por décadas e resolveu destruir a vila sem ordens do homem mascarado. Antes de Kurama conseguir aniquilar Konoha, Minato invocou Gamabunta em cima da raposa, e rapidamente teletransportou-o para a localização de Kushina e Naruto, enquanto permitia que sua Bola da Besta com Cauda detonar longe da vila. Pouco depois, Kushina usou suas correntes de chakra para subjugar Kurama, planejando selá-lo de volta dentro dela antes de morrer. No entanto, Minato, sabendo que Kurama reviveria sem um hospedeiro e a quão grande ameaça que o homem mascarado é, teve um plano para dar a Naruto os meios para combater o homem mascarado no futuro, quando ele decidisse atacar novamente.[22]

Kurama, momentos após ser selado dentro de Naruto.

Uma vez que o chakra do Kurama era muito imenso para ser selado dentro de uma criança como Naruto, Minato primeiramente usou o Selo Consumidor do Demônio Morto para separar e selar sua metade Yin dentro de si mesmo e, em seguida, preparou o Selo de Oito Trigramas para aprisionar a metade Yang dentro do Naruto.[4][5] Kurama tentou parar o processo ao matar Naruto enquanto Kushina estava enfraquecida, mas ambos os pais se sacrificaram para proteger o seu filho recém-nascido e completaram o selamento, com a raposa amaldiçoando o casal durante seus últimos momentos de liberdade.[23] Mais tarde, ao acordar dentro do subconsciente do Naruto e aprendendo a natureza do selo, Kurama percebeu rapidamente a situação por trás da intenção do Minato. No entanto, ele calmamente decidiu esperar e enfraquecer o selo através das rachaduras de sua formação com o seu chakra, determinado a influenciar Naruto o máximo que ele pudesse usar o seu poder.[24]

No anime, foi revelado que Kurama havia deixado para trás uma grande quantidade de seu chakra durante o ataque. Kazuma recolheu e selou o chakra dentro de seu próprio filho, Sora, com a esperança de fazer uso de seu poder para seus próprios interesses.[25]

Personalidade

Kurama é um indivíduo cínico e astuto, junto com um senso de humor um pouco retorcido. Ele usa 'washi' (ワシ) quando se refere a si mesmo, que é geralmente usado por homens velhos. Kurama também é muito arrogante e acredita que a força de uma besta com cauda é determinada pelo número de caudas, que fez com que a raposa ganhasse nada além da desaprovação de seus irmãos, especialmente Shukaku.[26] No entanto, é mostrado que Kurama se importa profundamente com o Sábio dos Seis Caminhos, vendo-o com grande respeito pela forma como ele tratou as bestas com cauda e até mesmo derramar lágrimas após o Sábio ter dado suas palavras finais para eles.[8]

A mudança na dinâmica entre Naruto e Kurama.

Tendo ódio intenso e desconfiança contra os humanos,[17] Kurama planejou usar a dependência de Naruto em seu poder para ganhar controle sobre ele e, finalmente, libertar-se do selo, antes de ter sido derrotado em combate e privado da maioria de seu chakra.[27] No entanto, a atitude de Kurama em relação a Naruto logo começou a mudar durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, quando o jovem shinobi disse a raposa que ele esperava resolver o seu ódio algum dia.[28] Apesar de Kurama repreendê-lo por fazer tal afirmação, a raposa, no entanto, desenvolveu um nível de respeito por Naruto e sua determinação, mesmo notando que ele era diferente dos humanos que ele tinha encontrado anteriormente, eventualmente permitindo que Naruto usasse o Modo de Chakra da Nove-Caudas sem consequências. Mais tarde, quando Naruto disse a Son Gokū sobre seu desejo de salvar as bestas com cauda e tornar-se amigo de Kurama,[29] a raposa — tendo testemunhado todos os desafios e empenhos que Naruto teve em sua vida — disse silenciosamente ao jovem shinobi que, se ele pretendia realmente ajudá-los, ele teria que provar através de suas ações.[30] Quando Naruto libertou com sucesso Son Gokū do controle de Obito, Kurama finalmente se convenceu da palavra de Naruto e se ofereceu para fundir seu chakra com o dele como uma coalizão, para que Naruto, em seguida, removeu o selo que continha-o e, alegremente, reconheceu a raposa como seu companheiro de equipe de Konoha.[31]

Kurama comicamente discutindo com Naruto.

Dentro desse curto espaço de tempo, os dois começaram a expressar confiança um no outro, até o ponto onde Naruto permitiria que Kurama para assumir o controle de seu corpo sem se preocupar, e alternar novamente sem hesitação.[32] Kurama mais tarde admitiu que tinha extrema fé em Naruto ser capaz de derrotar Obito e dar continuidade ao legado que Minato e Jiraiya haviam deixado, o que também significa que já não guarda rancor contra Minato por ter selado-o dentro de Naruto.[33] Kurama também é mostrado como sendo mais atencioso sobre seus companheiros agora como ele se colocou em perigo para salvar B e Gyūki e até expressou preocupação por Naruto criar tantos mantos de chakra de uma vez. Embora Kurama não tenha mais interesse em ficar fora do Naruto, ele ainda se incomoda quando Naruto usa qualquer poder que não seja o seu próprio.

Kurama também é mostrado para ter um lado mais cômico quando ele discutiu com Naruto sobre a teimosia um do outro.

Aparência

Um jovem Kurama.

Embora Kurama seja um kitsune com o pelo vermelho-alaranjado e olhos vermelhos, ele possui a estrutura superior do corpo de um ser humano, com polegares opositores em suas mãos com garras. Durante os últimos dias restantes do Sábio dos Seis Caminhos, o jovem Kurama era muito menor do que ele é hoje, mas ainda era muito maior do que o Sábio.[8] Conforme o tempo passou, o tamanho do Kurama aumentou para ser em torno da mesma altura que o Monumento Hokage, antes de encolher após Minato selar sua metade Yin dentro de si mesmo (Kurama ainda permanece uma entidade enorme como o seu tamanho é comparável à das outras bestas com cauda, sendo um pouco mais alto do que Gyūki quando está de pé ao lado dele).[34] Enquanto a metade Yang dentro do Naruto é idêntica à sua aparência original, a metade Yin tem o pelo mais escura, mas de outra forma indistinguível da sua outra metade.[35]

Quando Naruto separou Kurama de seu chakra, todo o seu corpo ficou visivelmente abatido,[36] mas depois recuperou sua aparência saudável após consumir uma certa quantidade do chakra do Naruto enquanto ele estava usando o próprio.[37]

É mostrado que, enquanto Naruto manifesta a forma do Kurama em seu Modo da Besta com Cauda, os bigodes da raposa são muito mais espessos e marcas circulares aparecem em seus ombros, estômago, assim como na frente e atrás de suas patas. Linhas também correm em sua coluna, braços, pernas e cauda.[38]

Habilidades

Veja também: Formas Jinchūriki e Modo de Chakra do Nove-Caudas

Mesmo com a maior parte de seu chakra tomada, Kurama cria uma Bola da Besta com Cauda muitas vezes o seu próprio tamanho.

Como uma besta com cauda, Kurama possui enormes reservas de chakra poderoso e pode executar a Bola da Besta com Cauda, bem como lançá-las em rápida sucessão em um alvo. Foi mostrado que, mesmo quando Naruto tomou a maior parte do chakra do Kurama, a raposa foi capaz de criar uma Bola da Besta com Cauda igualando o tamanho e o poder daquela formada colaborativamente pelas cinco outras bestas com cauda.[36][38][8] Kurama também pode criar ondas de choque destrutivas que são fortes o suficiente para derrubar cinco bestas com cauda de uma só vez.[38] Kurama também tem a habilidade de sentir emoções negativas, usando-o para encontrar o ódio interior do Naruto antes de Naruto herdar a própria habilidade depois de tomar controle de seu chakra.[39][40] No anime, foi mostrado ser capaz de criar giros e respirar fogo.[41]

Kurama tem uma grande dose de força bruta, tendo a reputação de ser capaz de criar tsunamis e achatar montanhas com apenas um único golpe de uma das suas caudas.[42] Apesar de ter perdido metade de seu chakra, Kurama ainda mantém um imenso poder. Além de sua força, a raposa é poderosa o suficiente para quebrar o Chibaku Tensei do Pain,[43] prevalecer sobre as tentativas do Gyūki de contê-lo,[44] lutar contra três bestas com cauda com facilidade, enquanto Gyūki lutava contra os outros dois,[38] e, finalmente, derrotar todos os cinco após um choque entre Bolas da Besta com Cauda, forçando Obito a selá-los novamente.[8] O poder de Kurama era tão grande que, Hashirama Senju — o próprio Deus dos Shinobi — tornou uma prioridade suprimir a raposa durante sua batalha com Madara Uchiha, e ainda alegou que ele era muito forte.[17] Kurama tem demonstrado ser extremamente rápido apesar de seu enorme tamanho, já que foi capaz de capturar Naruto rapidamente, enquanto ele estava no Modo Sábio.[45] Kurama também possui uma imensa resistência, capaz de tomar vários golpes de técnicas aprimoradas com senjutsu de ambos Naruto e Hashirama,[46][36][47] e bloqueando uma Bola da Besta com Cauda da forma inicial do Dez-Caudas sem grandes danos, enquanto no Modo da Besta com Cauda.[48]

Kurama também é muito esperto e, como Naruto, ele pode formular estratégias no meio da batalha. Um exemplo disso aconteceu quando Kurama, através do corpo de Naruto, enganou Obito em usar o Kamui para absorver Kakashi para a dimensão do Kamui, apenas para Obito se tornar vulnerável aos ataques do Kakashi, quando ele atravessasse o soco do Naruto.[49] Além disso, Kurama tem habilidades de liderança notáveis​​, sendo capaz de ficar completamente composto mesmo quando está sendo superado pelo Dez-Caudas e efetivamente contar para seus novos companheiros sobre a melhor forma de lidar com a poderosa besta com cauda.[50] No anime, Kurama também é mostrado para ser muito bem informados sobre fūinjutsu, sendo capaz de determinar rapidamente as suas naturezas e fraquezas, incluindo o Selo de Oito Trigramas que prende-o dentro do Naruto.[24]

Kurama também pode se acumular e criar uma enorme quantidade de chakra em um curto espaço de tempo, uma vez que usou a maior parte de seu próprio. A quantidade de chakra que ele gerou foi suficiente para ser transferido para quase todo mundo na Aliança Shinobi. A qualidade do chakra também era muito mais forte do que o chakra que deu a Kakashi antes, dito ser três vezes mais poderoso do que o próprio deste último.[51]

Apesar de se proclamar como sendo a mais forte das bestas com cauda, Kurama está bem consciente de suas próprias limitações e até mesmo reconheceu o fato de que ele sozinho não tem chance contra o Dez-Caudas.[52]

Parte I

Arco País das Ondas

Arco Exame Chūnin

Arco Invasão de Konoha

Arco Busca por Tsunade

Arco Recuperação de Sasuke

Arco País do Mar

Parte II

Arco Resgate do Kazekage

Arco Sasuke e Sai

Arco Doze Guardiões Ninja

Arco Hidan e Kakuzu

Arco Invasão de Pain

Arco Chikara

Arco Confinando os Jinchūriki

Arco Guerra Mundial Ninja

Arco Renascimento do Dez-Caudas

Filmes

Naruto o Filme: Confronto Ninja no País da Neve

Naruto o Filme 2: Lenda da Pedra de Gelel

Naruto o Filme 3: Guardiões do Reino da Lua Crescente

Naruto Shippūden 2: Laços

Naruto 6: Road to Ninja

Video Games

Curiosidades

  • 'Kurama' (九喇嘛) literalmente significa 'nove lama'. Koshimoto se inspirou principalmente para criar Kurama baseado no personagem com o mesmo nome da série de mangá Yū Yū Hakusho.[53] O nome também pode fazer referência ao Monte Kurama (鞍馬山), a montanha sagrada dita ser o lar do Tengu Sōjōbō, que ensinou ninjutsu e outras artes marciais japonesas para as pessoas.
  • Um kitsune (狐, raposa) é uma figura popular no folclore Japonês, e representa a influência de diversas outras reencarnações na cultura moderna Japonesa. Os kitsune são muito bem conhecidos por serem criaturas astutas e travessas com habilidades de mudar de forma, para que em certas ocasiões, usem para se transformar em belas mulheres para seduzir os homens (possivelmente a inspiração para a Técnica Sexy). Eles são também ditos serem rivais dos tanuki, que criou um velho provérbio japonês: "Uma raposa e um tanuki igualando sua esperteza" (狐と狸の化かし合い, kitsune to tanuki no bakashi ai), significando o equivalente a dois personagens astutos que tentam enganar um ao outro. No entanto, os kitsune são conhecidos por manter as suas promessas, um traço que Naruto tem; seu caminho ninja é "nunca voltar atrás em sua palavra". Nota-se também que cada vez que Naruto é dominado pelo poder de Kurama, ele ganha outra "cauda" de chakra, que deriva da crença de que quanto mais caudas um kitsune tem, mais poderoso ele é, com nove sendo o limite.
  • Kurama pode "morrer" com seu jinchūriki, se ele ainda estiver selado dentro dele no momento da morte do seu hospedeiro, mas a própria raposa reviverá depois.[54][55][56]
  • Com base na sua reação, Naruto quase morrendo nas mãos de Kabuto foi a única vez que Kurama ficou perto da morte, ou nesse caso, sofreu algum ferimento que não poderia simplesmente apenas ser curado.[57]
  • Com a exceção de Minato Namikaze, todos os jinchūriki de Kurama vieram do clã Uzumaki.

Frases

  • (Para Naruto) "Acho que não posso matá-lo, posso? Afinal de contas, se você morrer, eu morro. Sua coragem é impressionante, garotinho… Muito bem, como uma recompensa por ter chegado tão longe, eu vou te emprestar o meu chakra!"[58]
  • (Para Naruto) "Você nanico, você realmente é fraco! É melhor ser grato a mim… e ao seu amado Quarto Hokage, que me selou dentro de um imbecil como você!"[59]
  • (Para Sasuke) "Com essa visão e chakra mais sinistro do que o meu… Você é igual ao Madara Uchiha dos velhos tempos…"[60]
  • (Para Naruto) "Destrua tudo… Apague tudo o que te machuca… Confie seu coração a mim… Eu vou salvá-lo de sua dor…"[61]
  • (Para Naruto) "Você não tem o que é preciso para controlar o meu poder! Você não é nada mais do que um mero fragmento do meu ódio!"[62]
  • (Para Naruto) "Você é estúpido!? Eu sou o Nove-Caudas! Eu não caí tanto para que uma criancinha possa me influenciar! Eu sou o ódio encarnado!"[63]
  • (Para Naruto) "Não… eu lhe darei o meu chakra e somente isso! Eu não gosto do Madara… se a alternativa é ser controlado por ele… eu escolho você!"[64]
  • (Sobre Naruto) "Naruto… Se você realmente quer fazer algo por nós… então faça o que você sempre fez… Prove isso para nós com suas ações! É esse quem você é![65]
  • (Para Obito) "Desculpe, mas… o rapaz aqui não se encaixa às suas palavras. O Quarto Hokage me confiou ao Naruto… Nós nos tornamos amigos e agora ele é capaz de usar o meu chakra!! O Quarto me selou no Naruto… para te derrotar!!"[33]

Referências

  1. Primeiro Databok, página 61
  2. Sehundo Databook, páginas 82-83
  3. Terceiro Databook, páginas 70-71
  4. 4,0 4,1 Naruto capítulo 370, páginas 11-12
  5. 5,0 5,1 Naruto capítulo 642, página 17
  6. Naruto capítulo 467, páginas 15-16
  7. Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 8,4 Naruto capítulo 572
  12. Naruto capítulo 529, páginas 3-4
  14. Naruto capítulo 621
  15. Naruto capítulo 626
  17. 17,0 17,1 17,2 Naruto capítulo 568, página 8
  19. Naruto capítulo 500, páginas 4-6
  20. Naruto capítulo 501, páginas 7-11
  21. Naruto capítulo 502, páginas 3-5
  22. Naruto capítulo 503, páginas 13-19
  23. Naruto capítulo 504, páginas 5-9
  24. 24,0 24,1 Naruto: Shippūden episódio 327
  25. Naruto: Shippūden episódio 68
  27. Naruto capítulos 496-499
  28. Naruto capítulo 539, páginas 1-4
  29. Naruto capítulo 568, páginas 15-17
  30. Naruto capítulo 569, páginas 12-17
  32. Naruto capítulo 594, páginas 4-5, 12
  35. Naruto capítulo 643, páginas 1-2
  36. 36,0 36,1 36,2 Naruto capítulo 499
  38. 38,0 38,1 38,2 38,3 Naruto capítulo 571
  40. Naruto capítulo 505, páginas 9-10
  41. Naruto: Shippūden episódio 167
  43. Naruto capítulo 439, páginas 10-13
  44. Naruto capítulo 496, páginas 15-16
  46. Naruto capítulo 497, páginas 9, 10-12
  49. Naruto capítulo 609, páginas 9-14
  50. Naruto capítulo 610, páginas 9-10
  51. Naruto capítulos 611-616
  53. Segundo Artbook, páginas 74-81
  54. Naruto capítulo 503, páginas 14, 17
  57. Naruto capítulo 168, páginas 10-12
  58. Naruto capítulo 95, páginas 16-17
  65. Naruto capítulo 569, páginas 15-17

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória