FANDOM

Modo Sábio

Modo Sábio.png

Nome
Kanji 仙人モード
Rōmaji Sennin Mōdo
Português Literal Modo Sábio
Mangá Panini Estilo do Eremita
TV Brasileira Modo Sennin
Outro Modo Eremita
Estréia
Mangá Capítulo #375
Filme Naruto o Filme: Prisão de Sangue
Game Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Heroes 3
OVA Naruto x UT
Dados
Classificação Senjutsu
Classe Suplementar
Outros jutsu
Jutsu Derivado

Grande Bola Rasenshuriken
Ilusão Demoníaca: Canto de Confronto do Sapo
Ligamento da Língua Lutadora
Corte da Língua Lutadora
Liberação de Fogo: Grande Tiro de Fogo
Kata do Sapo
*Colisão do Sapo
Rasengan Pai e Filho
Arte Sábia Liberação de Madeira: Verdadeiros Vários Milhares de Mãos
*Buddha Superiormente Transformado
*Liberação de Madeira: Vários Milhares de Mãos
Arte Sábia: Técnica Anfíbia
Arte Sábia: Chamada do Sapo
Arte Sábia: Portão do Grande Deus
Arte Sábia: Reencarnação Inorgânica
Arte Sábia: Técnica da Fúria Branca
Arte Sábia: Liberação de Vento Nuvem de Poeira
Transformação Sábia
*Regeneração Celular de Absorção
*Regeneração Celular de Ejeção
*Corrente
*Punho do Machado Destruidor
*Jato Impulsionador de Salto
*Múltiplos Canhões Conectados da Lótus Altruísta
*Punho de Pistão
Modo Sábio dos Seis Caminhos
*Zona de Combo de Naruto
*Arte Sábia Liberação de Lava Rasenshuriken
*Arte Sábia: Liberação de Magnetismo Rasengan
*Rasenshuriken Bola da Besta com Cauda
Arma de Xarope de Amido
Sombra Distante da Transmissão Estranha
Ultra-Grande Bola Rasengan
*Arte Sábia: Série Contínua de Ultra-Grandes Esferas Espirais

Jutsu Relacionado

Técnica Sábia dos Seis Caminhos

Usuário(s)

Símbolo Sapo.svg Fukasaku
Símbolo Sapo.svg Gamakichi
Símbolo Sapo.svg Shima
Símbolo Konohagakure.svg Jiraiya
Símbolo Konohagakure.svg Minato Namikaze (Apenas no Mangá)
Símbolo Konohagakure.svg Kabuto Yakushi
Símbolo Konohagakure.svg Naruto Uzumaki

O Modo Sábio é o resultado do uso da energia natural juntamente com o chakra padrão de um shinobi, usado para fortalecer drasticamente todas as suas capacidades.

Visão Geral

O Modo Sábio é um poderoso estado atingido por humanos quando aprendem a moldar a energia natural em seu interior misturando-a com o próprio chakra. Fazendo isso, o executor cria um novo chakra senjutsu que lhe permite entrar no Modo Sábio. O Modo Sábio aumenta a eficiência de combate do usuário, permitindo-lhe explorar a força natural do mundo que proporciona novas técnicas ao usuário e lhe permite ligar suas técnicas já existentes com o novo chakra senjutsu.

Até o momento, só existem dois locais onde o Modo Sábio é ensinado: o Monte Myōboku pelos sapos, e a Caverna Ryūchi pelas cobras. Aprender o Modo Sábio no Monte Myōboku ou na Caverna Ryūchi concede ao usuário um Modo Sábio influenciado por sapos ou cobras respectivamente, ambos transpõem as mesmas vantagens e desvantagens, diferindo apenas na aplicação.

Treinamento

Equilíbrio Perfeito.PNG

Jiraiya treinando para dominar o senjutsu.

De acordo com Fukasaku, apenas aqueles que possuem "níveis extremos de chakra" podem utilizar a energia natural para criar o senjutsu.[1] Além disso, o corpo do usuário deve ser forte o suficiente para suportar o Modo Sábio; Orochimaru aprendeu a utilizar senjutsu, mas foi incapaz de usar o Modo Sábio, porque seus corpos hospedeiros não eram resistentes o suficiente para suportar esse poder. A partir desse fato e de suas experiências com a capacidade única de Jūgo ele, no entanto, foi capaz de criar sua própria marca de selos amaldiçoados únicos.[2]

Durante o aprendizado o usuário é obrigado a equilibrar sua energia física e espiritual com a energia natural que ele/ela reúne da natureza; Gamakichi compara o processo com a adição de um novo sabor a um sorvete de chocolate e baunilha.[3] Se o usuário adicionar pouca energia natural ao utilizar o senjutsu, a técnica não vai funcionar.[4]

Para entrar no Modo Sábio, o usuário deve permanecer absolutamente imóvel, se tornando assim um com a natureza, equilibrando a energia natural com suas próprias energias físicas e espirituais. Aqueles que aprendem senjutsu com os sapos tem acesso a um óleo de sapo especial que permite que a energia natural entre mais facilmente no corpo, mas este óleo só existe em forma líquida na atmosfera do Monte Myōboku. O óleo evapora se for levado para fora, tornando-o útil apenas para fins de aprendizagem. Se o usuário reunir energia natural em excesso, ele começara a se transformar em sapo e, progressivamente, em pedra. Os Sábios aprendizes que foram rapidamente petrificados por não terem conseguido dominar o senjutsu estão espalhados por todo o Monte Myōboku.

Se o usuário for atingido por um ajudante com um bastão especial durante a transformação em sapo a mesma se reverterá, isso acontece pelo fato do golpe expulsar toda a energia natural de seu coletor. É extremamente perigoso aprender a reunir a energia natural sem a ajuda de alguém, pois não há nenhuma outra maneira conhecida de reverter a transformação em sapo. Além disso, se a transformação for concluída, nem mesmo o ajudante poderá revertê-la, desse modo o usuário se torna uma estátua de sapo para sempre.[5]

Atributos

Vantagens

As vantagens oferecidas para aqueles que aprendem senjutsu incluem:

  • A força física, velocidade, resistência, reflexo, percepção e durabilidade do usuário são drasticamente aumentadas.
  • O ninjutsu, genjutsu e taijutsu do usuário se tornam substancialmente mais poderosos.
  • Neste modo o usuário pode manipular a energia natural que o rodeia, transformando-a em uma extensão do seu corpo, o que aumenta o alcance de seus ataques.
  • O usuário ganha a habilidade de sentir o chakra ao seu redor da mesma forma que tipos sensores, e também ganha a capacidade de sentir ataques sem a necessidade de vê-los.

Desvantagens

Existem algumas desvantagens no uso deste modo, estas incluem:

  • Se o usuário moldar energia natural em excesso, ele corre o risco de se transformar em sapo, e, em seguida, em pedra. Se a petrificação for completada, não poderá ser revertida. Pelo que foi mostrado isso só acontece com Sábios influenciados por sapos, portanto, não se sabe o que acontece com outros tipos.
  • Para reunir energia natural suficiente para iniciar a transformação em Sábio, o usuário deve permanecer absolutamente imóvel. Por conta disso, o usuário se torna um alvo fácil para um adversário.
  • Como o usuário precisa se movimentar durante o combate, o chakra senjutsu não pode ser reposto, isso significa que o usuário não pode permanecer nesse estado por longos períodos de tempo.
    • O segundo e o terceiro ponto fraco mencionados acima podem ser contornados através da Arte Sábia: Técnica Anfíbia, onde um Sábio reúne chakra para o outro, ou como no caso de Naruto, clones das sombras podem ser utilizados para o mesmo fim.
  • Depois que o Modo Sábio é encerrado, o usuário parece experimentar exaustão.

Formas

Modo Sábio Imperfeito

Modo Sábio Imperfeito.png

Jiraiya na forma imperfeita do Modo Sábio, as alterações corporais são visíveis.

Jiraiya não foi capaz de equilibrar corretamente seu próprio chakra com a energia natural, devido a isso ele usava uma forma imperfeita do Modo Sábio. Como resultado do desequilíbrio, Jiraiya adquiria uma série de características de sapo ao usar Modo Sábio (como suas grandes mãos e sua pele). Sua aparência era ligeiramente alterada: seu nariz se tornava maior e se enchia de verrugas, seus dentes passavam a ser mais acentuados, ele ganhava um excesso de pelos (no cavanhaque), e seus olhos se tornava similares ao de um sapo. Além disso, atributos transformacionais eram incluídos como assumir a estatura de um sapo, as linhas em seu rosto se tornavam mais espessas assumindo cada lado do rosto. Devido a essas características, Jiraiya não gostava de usar o Modo Sábio, porque isso "desagradava as mulheres". Apesar da falta de um domínio completo, Jiraiya ainda podia usar esta forma de modo eficaz na batalha, aumentando todas as suas capacidades. Ele também mostrou a capacidade de transformar seus membros (por exemplo, as mãos e os pés) em membros similares ao de um sapo, isso ajudava na manobrabilidade.

Para contornar o perigo de permanecer imóvel para entrar no Modo Sábio durante a batalha, Jiraiya invocava Shima e Fukasaku por meio de um desenho de contrato com sangue em seu rosto.[6] Os Dois Grandes Sapos Sábios se fundiam nos ombros de Jiraiya usando a Arte Sábia: Técnica Anfíbia, reunindo assim a energia natural de suas posições fixas sobre os ombros de Jiraiya para seu uso e fruto. Isto por um lado deixa Shima e Fukasaku vulneráveis a ataques, enquanto Jiraiya se concentra no combate.

Modo Sábio Perfeito

Minato Namikaze, Naruto Uzumaki, Kabuto Yakushi e Hashirama Senju foram capazes de equilibrar perfeitamente a energia natural com seu próprio chakra. Isto lhes permitiram usar o Modo Sábio em perfeito equilíbrio, desta forma eles podiam manter todas as suas características físicas originais. No entanto, aqueles que dominam o Modo Sábio tem um sinal distintivo, uma pigmentação escura ao redor de seus olhos. A forma da qual essa pigmentação assume os olhos do usuário, a difere de qual base de Modo Sábio o usuário foi ensinado.

Minato e Naruto possuíam pigmentação laranja em torno de seus olhos e íris amarelas similares a de um sapo. Kabuto Yakushi teve pigmentação roxa ao redor dos olhos, e tinha íris amarelas similares a de uma cobra. Suas características de cobra progrediram ainda mais no Modo Sábio de modo a crescer quatro chifres em sua cabeça, levando-o a afirmar que metaforicamente ele tinha transcendido de uma "cobra" a um "dragão". Hashirama teve pigmentação vermelha (preta no anime) ao redor dos olhos e através de suas orelhas, e possuía íris amarelas. Ele também mostrou uma marca em sua testa que se assemelhava a um olho.

Um verdadeiro Sábio ainda sofre com as fraquezas do Modo Sábio, exigindo que eles usem a Arte Sábia: Técnica Anfíbia em uma situação de batalha para que não precisem ficar imóveis. Apesar disso, Kabuto Yakushi assimilou o DNA de Jūgo para replicar a habilidade de seu clã de absorver passivamente a energia natural, isso lhe permitia recolher continuamente a energia mesmo em movimento, ignorando essa fraqueza particular.

Como sua própria solução, Naruto deixava alguns de seus clones da sombras reunindo energia natural em outros lugares enquanto ele lutava. Após esgotar o seu próprio chakra senjutsu, ele fazia a invocação reversa dos clones e pegava a energia natural recolhida, permitindo-lhe entrar novamente no Modo Sábio. Este método limitava o número máximo de clones das sombras que Naruto podia criar para cinco, enquanto dois clones recolhiam energia natural superar esse número interferiria no foco de Naruto. Para se certificar que teria clones das sombras suficientes para o uso no campo de batalha, Naruto usava apenas dois clones para reunir o chakra senjutsu, o que lhe dava a oportunidade de entrar no Modo Sábio no máximo três vezes. Naruto também declarou que é possível prolongar o tempo de permanência no Modo Sábio.[7] A habilidade de Minato, Naruto e Hashirama com senjutsu eram altas o bastante para aplicarem o Modo Sábio em instantes.[8][9][10][11][12][13] Além disso, o limite de Naruto de dois Rasenshuriken foi aumentado para três[14], cinco no anime.[15]

Neste modo, as habilidades de Hashirama foram drasticamente aumentadas. Isto foi testemunhado por meio de seu uso da Arte Sábia Liberação de Madeira: Verdadeiros Vários Milhares de Mãos, que criou uma estrutura de múltiplas mãos gigantesca que fez montanhas e Kurama parecerem anãs.[16] Hashirama também pode executar técnicas como a Arte Sábia: Portão do Grande Deus, uma técnica que pode parar criaturas tão poderosas quanto o Dez-Caudas.

Modo Sábio da Besta com Cauda

Naruto Modo Chakra do Nove-Caudas (The Last).png

O Modo Besta com Cauda de Naruto, combinado com seu Modo Sábio.

Durante seu encontro com Nagato, Naruto foi esfaqueado no estômago por um receptor de chakra do inimigo. Observando a cena, Nagato notou que daquela distância seria fácil controlar o jinchūriki, no entanto, Naruto que estava no Modo Sábio se enfureceu e o ódio da raposa transbordou, isso acabou sendo refletido no Modo Sábio de Naruto: suas íris ficaram vermelhas, e sua pupila se assemelhou ao de uma raposa em junção a do próprio Modo Sábio, sua forma se tornou similar ao de uma cruz.[17] Algum tempo depois, durante a batalha de Naruto contra o jinchūriki do Dez-Caudas Obito Uchiha, Naruto novamente usou essa forma para criar ataques poderosos reforçados pela energia natural do Modo Sábio, isso foi tão explorado que a própria Bola da Besta com Cauda foi infundida com energia natural.[18] Nesta forma, os olhos de Naruto assumem a mesma aparência de antes. As marcos de Sábio também se refletem no manto do Modo Besta com Cauda de Kurama.

Modo Sábio dos Seis Caminhos

Artigo principal: Modo Sábio dos Seis Caminhos

Modo Sábio dos Seis Caminhos.png

O novo manto de Naruto depois de obter os poderes de Hagoromo.

Com o poder recebido de Hagoromo Ōtsutsuki, Naruto se tornou capaz de usar o Modo Sábio dos Seis Caminhos, um estado elevado do Modo Sábio, essa forma aumenta drasticamente todas as capacidades do usuário em uma extensão muito maior. Enquanto usa este poder, Naruto mostra um novo modo de chakra visivelmente mais poderoso que o Modo de Chakra da Nove-Caudas referido como Técnica do Sábio dos Seis Caminhos (六道仙術, Rikudō Senjutsu) para combater Madara. Neste novo modo, como na capa original do Modo Besta com Cauda, as formas de chakra formam um casaco de cor clara, mas com uma roupa escura por baixo. Ao contrário do Modo Sábio, não existe nenhuma pigmentação laranja em torno de seus olhos, e ao contrário de seu manto do Modo de Chakra da Nove-Caudas e Modo Besta com Cauda, sua pele não brilha com o resto do corpo. Além disso, seus olhos são amarelos em vez de laranja ou vermelho, embora as pupilas ainda assumam uma forma de cruz.[19] O "traje de corpo" cobre a parte do torso e se abaixa para as juntas dos braços indo até as pernas, parando logo acima de suas sandálias. Ele tem um círculo onde o selo original foi colocado iluminado, bem como magatama em volta de sua gola. O casaco tem as marcas típicas da Técnica do Sábio dos Seis Caminhos, um Rinnegan com nove magatama abaixo em sua parte traseira. Neste estado, Naruto é capaz de combinar senjutsu com o chakra das Bestas com Cauda para criar técnica poderosas como a Arte Sábia: Liberação de Lava Rasenshuriken e Arte Sábia: Liberação de Magnetismo Rasengan. Além disso, ele é capaz de manifestar as Esferas Buscadoras da Verdade, empunhando duas delas na forma de curtos bastões.[20] Ele também continua podendo utilizar a réplica de chakra Modo Besta com Cauda de Kurama nessa transformação.[21]

Técnicas

Curiosidades

  • Em Naruto o Filme: Prisão de Sangue, o casaco vermelho que Naruto usou durante seu retorno na Invasão de Pain em Konoha, apareceu quando ele entrou no Modo Sábio. Mas como toda outra mudança física que segue de acordo com um formulário, ele desaparecia quando Naruto voltava ao normal.
  • A manifestação do animal em traços através da ativação de energia natural e do desempenho do senjutsu, é uma referência ao conto popular onde Jiraiya, Tsunade e Orochimaru estudam sobre a magia de seus animais específicos em seu uso de ninjutsu.

Referências

  1. Capítulo 412, página 11
  2. Capítulo 579, páginas 16-17
  3. Capítulo 409, página 12
  4. Capítulo 410, página 15
  5. Capítulos 409-410
  6. Capítulo 375, página 1
  7. Capítulo 468, página 16
  8. Capítulo 535, página 5
  9. Capítulo 555, páginas 10-11
  10. Capítulo 560, página 11
  11. Capítulo 610, página 6
  12. Capítulo 614, páginas 9-10
  13. Capítulo 665, páginas 14
  14. Capítulo 614, página 10
  15. Naruto: Shippūden episódio 364
  16. Capítulo 621, páginas 11-12
  17. Capítulo 645, página 4
  18. Capítulo 645, páginas 8-9
  19. Volume 70 capa
  20. Capítulo 673, páginas 14-17
  21. Capítulo 695, página 5

Também no FANDOM

Wiki aleatória