FANDOM

Rasengan

Rasengan (Naruto)

Nome
Kanji 螺旋丸
Rōmaji Rasengan
Português Literal Esfera Espiral
Estréia
Mangá Capítulo #150
Anime Naruto Episódio #86
Filme Naruto o Filme: Confronto Ninja no País da Neve
Game Naruto: Ultimate Ninja 2
OVA Batalha Finalmente! Jōnin contra Genin!! Sem discriminação, Grande Abertura da Exibição de Lutas!!
Dados
Classificação Ninjutsu
Ranque Ranque-A
Classe Ofensivo
Alcance Curto alcance
Outros jutsu
Jutsu Parente Bola da Besta com Cauda
Jutsu Derivado

Grande Bola Rasengan
*Zona Serial de Grandes Bolas de Esferas Espirais
*Rasengan Planetário
*Esfera Espiral de Absorção
*Ultra-Grande Bola Rasengan
Mini Rasengan
Rasengan Pai e Filho
Arte Sábia: Liberação de Magnetismo Rasengan
Série de Esferas Espirais
Contenda de Esferas Espirais
Rasengan da Besta com Cauda
Ultra-Grande Série de Esferas Espirais
*Arte Sábia: Série Contínua de Ultra-Grandes Esferas Espirais
Liberação de Vento: Rasengan
**Técnica do Vórtex do Tufão de Água
*Liberação de Vento: Rasenshuriken

Jutsu Relacionado

Bola da Besta com Cauda

Usuário(s)

Símbolo Konohagakure Minato Namikaze
Símbolo Konohagakure Jiraiya
Símbolo Konohagakure Kakashi Hatake
Símbolo Konohagakure Naruto Uzumaki
Símbolo Konohagakure Konohamaru Sarutobi

O Rasengan é uma poderosa técnica de ranque-A criada pelo Quarto Hokage, Minato Namikaze, por meio da observação da Bola da Besta com Cauda. Minato passou três anos desenvolvendo o Rasengan; sua intenção era elevar a transformação da forma do próprio chakra para o "nível mais alto possível" e combiná-lo com sua natureza de chakra do qual tinha afinidade, criando uma técnica que descarta o uso de selos de mão, e contem um alto poder destrutivo. Apesar de Minato ter morrido antes de poder concluir a façanha, seu filho Naruto Uzumaki acabou realizando o feito. Mesmo sem a transformação da natureza, o Rasengan ainda é uma técnica poderosa, versátil, e de difícil aprendizado e domínio.

Uso

O Rasengan não requer selos da mão para ser usado, contando apenas com o controle de chakra e o domínio do usuário. Depois de concluído, ele se torna auto-sustentável, o que não dá ao Rasengan um limite de uso definido como seu homólogo Chidori. A natureza compactada e a velocidade de movimento do chakra permitem que o Rasengan amasse e desfigure tudo o que toca infligindo enormes danos. Devido à potência do alto giro do chakra no Rasengan, o alvo atingido tende a ser lançado para trás, se o alvo estiver inclinado e for acertado em direção ao chão, a força destrutiva é forte o suficiente para formar uma cratera. Tem sido observado uma superioridade do Rasengan em relação ao Chidori por seu criador, Kakashi Hatake, o sensei de Minato, Jiraiya e Sasuke Uchiha após verem os efeitos que o Rasengan causou em uma torre de água.[1][2] Pelo fato do Rasengan requerer um alto nível de transformação de forma, dominar a técnica também concede ao usuário grande maestria no domínio da transformação de forma, mesmo se a pessoa não tiver conhecimento desses conceitos.

O Rasengan foi criado com o intuito de se fundir com as afinidades elementares do usuário, Minato não conseguiu realizar o feito por sua morte prematura. Kakashi, seu aluno, tentou adicionar seu chakra de Liberação de Relâmpago ao Rasengan, mas foi incapaz, ele então explicou que criou o Chidori e sua contraparte mais avançada Corte Relâmpago, que exigem apenas um certo ponto de forma e a manipulação da própria natureza.[3] Naruto foi o primeiro a adicionar sua afinidade Liberação de Vento ao Rasengan, desenvolvendo o Liberação de Vento: Rasengan, que logo foi avançado se tornando o Liberação de Vento: Rasenshuriken.

Aprendizagem

Balão Rasengan

Naruto treinando para estourar o balão de água.

Na Parte I, Jiraiya ensinou Naruto Uzumaki a como usar o Rasengan, dividindo o processo de aprendizagem em três passos:

  • O primeiro passo foi aprender a estourar um balão de água, girando a água interna em várias direções ao mesmo tempo usando apenas o chakra do usuário, enfatizando a rotação.
  • O segundo passo consistia em estourar uma bola de borracha, pelo fato da borracha ser mais espessa e o ar ser completamente diferente da água, o usuário é forçado a utilizar um chakra mais denso para estourá-la. Este passo enfatiza o poder.
  • O terceiro e último passo era o de combinar ambos os dois primeiros passos girando o chakra dentro de um balão sem deixar que o mesmo se mova, enfatizando a estabilidade da forma esférica.

Embora os usuários geralmente aprendam a formar o Rasengan com uma única mão, Naruto e Konohamaru Sarutobi usam um ou mais clones das sombras para ajudar na execução. Por terem a ajuda dos clones que usam suas mãos como conchas, Naruto e Konohamaru puderam completar e utilizar a técnica sem o uso de um tempo extra para dominar seu controle do chakra.

Melhorias

Rasengan de Uma Mão de Naruto

O rasengan de uma mão de Naruto.

Enquanto Naruto inventava novas maneiras de usar o Rasengan e seus variantes, ele ainda usava clones das sombras, e depois braços de chakra para executá-lo.[4] Até o final da Quarta Guerra Mundial Shinobi, Naruto se tornou hábil o suficiente para usar a técnica sem ajuda, e seu Rasengan padrão se expandiu para o tamanho de uma Grande Bola Rasengan.[5]

Grande Bola Rasengan

Naruto usando o Grande Bola Rasengan.

Durante seu treinamento com Jiraiya, Naruto melhorou o Rasengan desenvolvendo a Grande Bola Rasengan. Um flashback exclusivo do anime explicou que a invenção da Grande Bola Rasengan se deu por uma observação de Jiraiya, que seria mais fácil acertar o alvo com um Rasengan maior.[6] Mais tarde, Naruto misturou seu chakra com a natureza do vento para começar a desenvolver o Liberação de Vento: Rasengan, como era inicialmente previsto. Naruto então levou o Rasengan ainda mais longe que seu pai, criando o Liberação de Vento: Rasenshuriken, uma variação do Liberação de Vento: Rasengan. Apesar da nova técnica danificar o sistema circulatório de chakra do oponente, ela também infligia o mesmo tipo de dano no braço de Naruto, tornando-se uma faca de dois gumes.

Naruto utilizou braços de chakra em seu Modo de Chakra da Nove-Caudas para criar um novo Rasengan, o Rasengan da Besta com Cauda, que é ainda mais parecido com a Bola da Besta com Cauda do que o Rasengan original. Neste modo, ele pode usar o Rasengan básico com apenas uma mão. Pelo que parece ele também pode executá-lo no Modo Sábio.[7]

Depois de obter o poder de todas as Bestas com Cauda, Naruto foi capaz de adicionar a natureza do magnetismo de Shukaku, juntamente com suas técnicas de selamento, ao Rasengan; permitindo-lhe criar o Arte Sábia: Rasengan de Liberação de Magnetismo.[8]

Influência do Senjutsu

Senjutsu Rasengan Minato

Minato usando a Técnica Sábia: Rasengan.

A utilização do chakra senjutsu demonstrou melhorar drasticamente o Rasengan. A mais básica dessas melhorias é a Técnica Sábia: Rasengan (仙術・螺旋丸, Senjutsu: Rasengan) — um Rasengan simples misturado com o chakra senjutsu do usuário.[9] Até o momento de sua batalha com Pain, Naruto mostrou ter criado muitas variações do Rasengan utilizando seu chakra senjutsu. Naruto também superou o obstáculo principal de seu Rasenshuriken, quando no Modo Sábio, ele lançou o Rasenshuriken para longe impedindo o mesmo de causar dano em seu corpo, aumentando assim sua potência, causando a desintegração ao contato.

Arte Sábia Grande Bola Rasengan

Naruto usando a Arte Sábia: Grande Bola Rasengan.

Enquanto no Modo Sábio, Naruto também pôde exercer um Rasengan em ambas as mãos. A Arte Sábia: Grande Bola Rasengan usa dois Grande Bola Rasengan, cada um do tamanho do próprio usuário, enquanto a Técnica Sábia: Série de Esferas Espirais usa dois Rasengan básicos. Jiraiya também demonstrou ter sido capaz de fazer algo similar. Ao ensinar o Rasengan a Naruto, ele ocupou uma mão com o Rasengan e com a outra mão demonstrou o exercício do balão de água. Ambos Jiraiya e Naruto podem criar um Rasengan ainda maior, o Ultra-Grande Bola Rasengan e o Arte Sábia: Ultra-Grande Bola Rasengan respectivamente. Naruto pode até mesmo formar um grande grupo de Ultra-Grande Bola Rasengan e lançá-los sobre um alvo como no Arte Sábia: Série Contínua de Ultra-Grandes Esferas Espirais, que pode atordoar até mesmo Kurama.

Influência da Nove-Caudas

Rasengan Vermelho

Naruto em sua forma de uma cauda, preparando o Rasengan.

Naruto havia mostrado que, quando sob a influência do chakra da Nove-Caudas, ele podia melhorar a sua utilização do Rasengan básico e simultaneamente compensar suas deficiências na execução da técnica. O manto de chakra em torno dele em sua forma de uma cauda, serviu como escudo para estabilizar o chakra do Rasengan, com isso ele não necessitaria de um clone para sua ajuda, como de costume. Devido à influência exibida pelo chakra da Nove-Caudas, este Rasengan mudou sua cor de amarela ou azul, para uma cor púrpura laranja ou vermelha, deixando a técnica mais forte que sua versão normal.[10][11] Apesar do fato de que alguns jogos de vídeo deem seu próprio nome como por exemplo, Rasengan da Raposa Demônio (妖狐螺旋丸, Yōko Rasengan) ou Rasengan Vermelho (朱い螺旋丸, Shui Rasengan), e Rasengan da Nove-Caudas (九尾螺旋丸, Kyūbi Rasengan), é fundamentalmente a mesma técnica.

Rasenrangan Anime

Naruto formando a Contenda da Esfera Espiral, no Modo de Chakra da Nove-Caudas.

Durante seu treinamento com Killer B, Naruto foi informado que o Rasengan seguia as mesmas propriedades da Bola da Besta com Cauda, pelo fato de ser uma técnica que comprime o chakra em uma bola. A principal diferença entre os dois é a rotação utilizada para estabilizar o Rasengan. Devido ao fato da Bola da Besta com Cauda estar inutilizável, a menos que Naruto possa se transformar completamente na Nove-Caudas, Naruto deve aprender a formar um Rasengan pela mistura de um equilíbrio de chakra negro "positivo" e branco "negativo" em uma proporção de 8:2. Ele demonstrou poder formar o Rasengan da Besta com Cauda, que acabou como uma introdução para a Bola da Besta com Cauda e para o Super Mini-Bola da Besta com Cauda em seu arsenal. Naruto também desenvolveu novos variantes do Rasengan, com os braços de chakra enquanto no Modo de Chakra da Nove-Caudas, o Contenda de Esferas Espirais o Esfera Espiral de Absorção e o Rasengan Planetário. Usando os braços de chakra ele também demonstrou ser capaz de criar uma versão em miniatura do Rasenshuriken com apenas o dedo indicador e dois mini-braços de chakra.

Minato e Naruto no Modo Besta com Cauda

Minato usando o Rasengan, no Modo Besta com Cauda.

Durante a batalha contra Obito Uchiha, que havia se tornado o jinchūriki do Dez-Caudas, Minato reencarnado foi capaz de assumir a forma da Nove-Caudas, devido a ter a parte Yin da Besta selada em seu corpo. Ele então foi capaz de usar a réplica da Nove-Caudas para executar um Rasengan gigante, proporcional ao tamanho da própria réplica.[12]

Quando o Rasengan de Naruto foi reforçado com o restante do chakra Yin de Kurama, e entrou em contato com o Chidori reforçado pela Liberação de Chama: Kagutsuchi de Sasuke, o impacto foi capaz de destruir completamente as estátuas de Hashirama e Madara no Vale do Fim, junto com metade de seus braços dominantes.[13]

Curiosidades

  • Em O Último: Naruto o Filme, Naruto foi capaz de produzir um Rasengan alaranjado. Provavelmente pela influência de Kurama.

References

  1. Capítulo 176, páginas 10-12
  2. Capítulo 314, página 12
  3. Capítulo 321, páginas 9-10
  4. Capítulo 519, página 13
  5. Capítulo 642, página 13
  6. Naruto: Shippūden episódio 188
  7. Capítulo 642, página 13
  8. Capítulo 764
  9. Capítulo 377
  10. Capítulo 232, páginas 11-12
  11. Naruto episódio 134
  12. Capítulo 645, página 10
  13. Capítulo 698, página 6

Também no FANDOM

Wiki aleatória