Wikia

Narutopedia

Seis Caminhos de Pain

Comentários2
1 224 pages em
Este wiki

Por favor note que este é um artigo da Naruto Project sobre a técnica que utiliza organismos diferentes. Se você está olhando para o artigo sobre a técnica original concedido pelo Rinnegan, então você deve ir ao Rikudō no Jutsu.

Seis Caminhos de Pain

  • Caminhos de Nagato...
  • ...Caminhos de Obito.
Nome
Kanji ペイン六道
Rōmaji Pein Rikudō
Português Literal Seis Caminhos da Dor
Estréia
Mangá Capítulo #379
Filme Naruto 6: Road to Ninja
Video Game Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Heroes 3
OVA Naruto x UT
Dados
Classificação Símbolo Rinnegan.svg Kekkei Genkai, Estilo de Luta, Ninjutsu, Dōjutsu
Classe Ofensivo, Defensivo, Suplementar
Alcance Todos os alcances
Outros jutsu
Jutsu parente Gedō
Jutsu relacionado

Rikudō no Jutsu

Usuário(s)

Nagato
Tobi

Os Seis Caminhos de Pain (ペイン六道, Pein Rikudō) é uma técnica do Gedō concebida por Nagato após ter sido prejudicado por Hanzō, sendo processado e emaciado pelos numerosos receptores de chakra embutidos em suas costas pela Gedō Mazō. Por meio de cadáveres com receptores de chakra introduzidos, um portador do Rinnegan pode manipular tais corpos como se fossem seus próprios.

Como Pain, Nagato utilizava principalmente o Caminho Deva para se apresentar à Akatsuki, e ao usá-lo em conjunto com os outros em batalha. Embora ele controlasse os corpos como extensões a sua vontade, Nagato ainda via os mesmos, como indivíduos separados de si mesmo. [1] Obito Uchiha viria a adotar este estilo de luta criando seus próprios Seis Caminhos de Pain durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi usando os Kuchiyose no Jutsu para reencarnar os Jinchūrikis.[2]

Uso Editar

Chakra de Nagato.jpg

Nagato transmite seu chakra aos Seis Caminhos de Pain.

Cada um dos seis corpos utilizados nesta técnica são perfurados com receptores de chakra, que permitem ao usuário transmitir chakra a eles de distâncias significativas. Nagato usou cadáveres como seus Seis Caminhos, transmitia chakra para eles a partir de grandes estacas negras salientes em suas costas. Tobi aparentemente não tinha necessidade de implantar os receptores em seu corpo, como seus caminhos foram reencarnados individualmente. O chakra que é transmitido é então captado pelos receptores de chakra que cada corpo possui que podem ser formados em piercings ou completamente escondidos de vista. Para fazer um uso completo dos corpos, e controlá-los idealmente o usuário deve se posicionar no ponto mais alto e próximo possível, para que ele possa conseguir a melhor faixa. [3] Com o uso de Nagato dos Seis Caminhos, certas técnicas, como o Chibaku Tensei, só ficavam disponíveis para uso através dos corpos quando os mesmos se aproximavam mais de Nagato. [4] Ele também foi capaz de acrescentar poder a um dos seus Seis Caminhos ao focar o chakra exclusivamente sobre ele, embora isso deixe os outros vulneráveis e lentos para se recuperarem. [5] Inoichi Yamanaka comparou essa técnica com a Shintenshin no Jutsu única do clã Yamanaka, embora em uma escala maior. [3]

Caminhos de Nagato Editar

Novos Seis Caminhos Anime.jpg

Seis Caminhos de Pain de Nagato
(com um novo Caminho dos Animais)

Devido ao fato de ser aleijado, Nagato canalizava as habilidades dos Seis Caminhos para seis corpos diferentes (uma habilidade por corpo). As únicas características comuns compartilhadas por esses corpos eram o Rinnegan que eles ganharam com esta técnica, os receptores de chakra perfurados em cada um, e os cabelos em cor laranja, que foram tingidos para combinar com a cor natural do cabelo do Caminho Deva. Cada corpo parecia servir um propósito específico no campo de batalha, como a invocação, reparo ou defesa, tornando-se relativamente abertos em outras áreas. No entanto isso não se verificou para o Caminho Deva, que estava imbuído de vários recursos. Cada caminho, com a possível exceção do segundo Caminho Animal, foi de alguma forma afiliado a Jiraiya quando vivos.

Olhos de Rinnegan.jpg

Rinnegan de Pain, uma comum característica de todos os seis Pains.

Quando os caminhos estavam juntos e ativos na batalha, Nagato era capaz de ver através de seus olhos, portanto, ele registrava distintas visões ao mesmo tempo. Trabalhando essencialmente com a visão compartilhada para os Caminhos, Nagato era capaz de coordenar seus ataques e fornecer defesa aos mesmos, sem a interferência de nenhum ponto cego. Sua visão também foi associada a do Rei do Inferno e as criaturas invocadas pelo Caminho Animal. Embora cada caminho estivesse limitado a apenas uma das técnicas do Rinnegan, todos os caminhos demonstraram incrível velocidade e força, além da capacidade de criar lâminas perturbadoras de chakra, que foram usadas para incapacitar oponentes, bem como sua capacidade de ver chakra. Os caminhos se tornavam mais fortes quando ficavam juntos, usando táticas de combinação e elementos surpresa para derrotar seus inimigos; tanto Jiraiya quanto Kakashi foram vítimas dessa estratégia. No anime, foi mostrado que os caminhos não sentem dor, e possuem pele fria. Quando os caminhos se alinhavam em formação, o Caminho Deva sempre ficava no centro, enquanto o Caminho Naraka ficava na parte de trás. Isto servia para protegê-lo, pra que ele pudesse reviver os outros que haviam sido destruídos. No entanto, sua técnica, apesar de poderosa, tinha uma falha: cada um dos Caminhos tinha uma única função ou habilidade. Com o conhecimento prévio sobre as técnicas e habilidades de cada Caminho, a chance de derrotá-los se torna maior, como se verificou na batalha de Pain contra Naruto.

Sala dos Corpos de Pain.jpg

A sala onde os corpos eram mantidos.

Quando não se encontravam em uso, os corpos eram armazenados em câmaras escondidas dentro da torre mais alta de Amegakure. Dentro da sala existiam seis "leitos", nas quais os corpos repousavam; cada leito ficava ligado à parede por meio de tubos e cabos, ambos possuíam uma tampa deslizante que aparecia para caracterizar o símbolo de Amegakure, escondendo a face do corpo inativo. Os leitos também eram enumerados de um a seis com o uso dos caracteres Daiji, e ficavam ordenados no sentido anti-horário ao redor da sala com um esquema de numeração que correspondia à ordem dos seis caminhos budistas de Reencarnação:

  • 壱 (1) - Caminho Deva.
  • 弐 (2) - Caminho Asura.
  • 参 (3) - Caminho Humano.
  • 四 (4) - Caminho Animal.
  • 五 (5) - Caminho Preta.
  • 六 (6) - Caminho Naraka.

Caminho Deva Editar

Artigo principal: Caminho Deva

Caminho Deva.png

Pain Caminho Deva.

O Caminho Deva (天道, Tendō) concede ao usuário a capacidade de manipular forças atrativas e repulsivas.

Caminho Asura Editar

Artigo principal: Caminho Asura

Caminho Asura.JPG

Pain Caminho Asura.

O Caminho da Guerra (修罗道, Shuradō) concede ao usuário a capacidade de transformar partes de seu corpo em armaduras mecanizadas, produzindo membros extras e armamentos robóticos diferentes.

Caminho Humano Editar

Artigo principal: Caminho Humano

Caminho Humano.png

Pain Caminho dos Humanos.

O Caminho Humano (人间道, Ningendō) concede ao usuário do Rinnegan a capacidade de ler a mente de qualquer alvo, colocando a mão sobre a cabeça ou sobre o peito do alvo, consequentemente arrancando a alma do corpo. Embora ela forneça a vantagem de obter segredos bem guardados, a técnica inevitavelmente mata a vítima.

Caminho Animal Editar

Artigo principal: Caminho Animal

Caminho Animal.JPG

Primeiro Pain Caminho dos Animais

O Caminho Animal (畜生道, Chikushōdō) concede ao usuário a capacidade de invocar criaturas diferentes.

Caminho Preta Editar

Artigo principal: Caminho Preta

Caminho Preta.JPG

Pain Caminho da Fome.

O Caminho Preta (饿鬼道, Gakidō) concede ao usuário a capacidade de absorver uma quantidade infinita de chakra, não importando a forma do mesmo com o Fūjutsu Kyūin.

Caminho Naraka Editar

Artigo principal: Caminho Naraka

Caminho Naraka.JPG

Pain Caminho do Inferno.

O Caminho do Inferno (地狱道, Jigokudō) concede ao usuário duas habilidades principais: a interrogação e a restauração, com o uso do Rei do Inferno.

Caminho Exterior Editar

Artigo principal: Caminho Exterior O Caminho Exterior (外道, Gedō) é o sétimo caminho, uma habilidade concedida ao portador do Rinnegan. Com o caminho exterior, o usuário se torna capaz de controlar a vida e a morte, podendo reviver os mortos, e restringir seus inimigos, bem como criar e controlar os Seis Caminhos de Pain.

Caminhos de Tobi Editar

Seis Caminhos de Obito.png

Seis Caminhos de Pain de Obito.

Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Tobi criou sua própria versão desta técnica, utilizando os seis Jinchūriki reencarnados. Ele os personalizou para caberem em seu próprio gosto, dando a cada um Rinnegan e um Sharingan no lugar dos olhos esquerdos e direitos, respectivamente, refletindo-os a sua própria imagem e semelhança. [6] Ao contrário de Nagato, Obito controlou seus Seis Caminhos usando apenas um receptor de chakra único, incorporado no lado esquerdo de cada um dos peitorais de ambos os corpos, sendo assim escondidos de vista. Ele também foi capaz de transmitir chakra a seus Seis Caminhos sem ter a necessidade de ser perfurado por receptores de chakra, como aconteceu com Nagato.

Cada um dos jinchūriki reencarnados podiam usar suas habilidades originais que possuíam durante a vida, como o Yōton de Rōshi e o Shabondama no Ninjutsu de Utakata. No entanto, graças aos reforços de Obito, suas habilidades foram aumentadas para além do que normalmente eram. [7] Com o Sharingan, eles passaram a ter a capacidade de ver os detalhes mais minuciosos dos movimentos do inimigo, permitindo ataques mais precisos, e usando o campo compartilhado de visão concedido pelo Caminho Exterior do Rinnegan, o usuário adquiri a capacidade coordenar esses ataques da maneira mais eficaz possível. [8]

Os jinchūriki também tiveram seus respectivos Bijū temporariamente selados novamente dentro deles com o uso dos receptores de chakra, enquanto isso o chakra das bestas ainda permanecia sob o controle de Obito através da Gedō Mazō. [9] Embora Obito pudesse forçar os jinchūriki a se transformarem em sua plena forma Bijū, uma grande quantidade de chakra era necessária para controlar totalmente as bestas, aumentando significativamente o risco das mesmas se subverterem aos seus comandos. [10] Como consequência disso, e aliado ao fato de suas habilidades e fraquezas já terem sido descobertas por seus adversários, Obito não teve seus Caminhos para usar as habilidades da Técnica dos Seis Caminhos. [11]

Influências Editar

Com base nos seis caminhos budistas da reencarnação, cada corpo foi nomeado um após um como diferentes "caminhos": Deva, Asura, Humano, Animal, Preta, e Naraka. Cada um desses caminhos, ou reinos, representa um dos reinos de um ser que renasce após a morte, determinado pelo carma acumulado de suas vidas passadas. Enquanto os dois caminhos inferiores, Preta e Naraka, são infernais, os dois caminhos mais elevados, Deva e Asura, são celestes, todos os seis são considerados caminhos de sofrimento, porque eles perpetuam o ciclo da reencarnação, a única maneira de quebrá-lo e se ascender a um estado superior ao da existência é atingir a iluminação.

Veja Também Editar

Curiosidades Editar

  • Apesar de Nagato ser um sensor, nenhum dos Seis Caminhos que ele criou mostrou compartilhar esta capacidade; mesmo o Caminho do Céu, que era o único caminho através do qual Nagato usava técnicas não relacionadas às suas habilidades.
  • Todos os Seis Caminhos de Pain de Nagato, com exceção do segundo Caminho dos Animais, tinham interagido com Jiraiya durante algum ponto em sua jornada enquanto vivos.
  • Todos os Seis Caminhos de Pain de Nagato possuíam a mesma cor de cabelo que Yahiko, exceto para seu Caminho da Guerra, que era careca.
  • No anime, todos os Seis Caminhos originais de Nagato falavam com a voz de Yahiko, embora cada um deles possuísse as vozes de sua própria vida. No entanto, o segundo Caminho dos Animais de Nagato, falava com sua voz própria.
  • Três dos Seis Caminhos de Pain de Nagato são jogáveis em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Heroes 3, enquanto os outros três aparecem como personagens de suporte. Todos os seis são capazes de aparecer simultaneamente em match-ups de três-contra-um. Os caminhos jogáveis eram Céu, Guerra e Animais, os únicos cuja função principal é a batalha, em vez de suporte.

Referências Editar

  2. Naruto capítulo 544, páginas 16-17
  3. 3,0 3,1 Naruto capítulo 428, páginas 14-15
  6. Naruto capítulo 544, páginas 16-17
  8. Naruto capítulo 565, páginas 5-6
  9. Naruto capítulo 570, páginas 2-4
  10. Naruto capítulo 567, páginas 7-9

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória